sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Relatório de observação da flor lillium

Tema/teoria: Reprodução nos seres vivos – reprodução sexuada nas plantas

Resumo: Nas plantas, as estruturas onde são formados os gâmetas designam-se por gametângios, havendo gametângios masculinos que produzem gâmetas masculinos e gametângios femininos que produzem gâmetas femininos. Os orgãos reprodutores masculinos são os estames e os orgãos reprodutores femininos são os carpelos.
As flores podem ser hermafroditas ou unissexuadas. As flores hermafroditas possuem estames e carpelos enquanto que as flores unissexuadas apenas possuem estames ou carpelos.
Para ocorrer a reprodução nas plantas é necessária a intreveniência dos grãos de pólen produzidos nas anteras e dos óvulos existentes no interior dos ovários. Os grãos de pólen que caem sobre os estigmas, se as condições forem favoráveis, germinam, formando tubos polínicos. O tubo polínico cresce ao longo do estilete penetrando no ovário, aí ocorre a fecundação, dando origem a um embrião. Após a fecundação o óvulo origina a semente, o ovário origina o pericarpo, formando-se o fruto.
A sequência de etapas de desenvolvimento que ocorrem na vida de um organismo, desde que se forma até que produz a sua própria descendência, constitui o seu ciclo de vida.
Palavras-chave: Reprodução sexuada, plantas, lillium, gametângios, gâmetas, hermafroditas, unissexuadas, óvulos, carpelo, estigma, estilete, ovário, estame, antera, filete, pólen, anterozóides, anterídio, tubo polinico.



Observações/resultados:


































1
- Estame
2 - Carpelo
3 - Antera
4 - Filete
5 - Estigma
6 - Estilete
7 - Ovário

Discussão de resultados:
O lillium é uma flor angiospérmica porque é constituída por 6 pétalas, monocotiledónia porque a semente não pode ser dividida em duas partes iguais.
Através da observação conclui-se que esta flor é hermafrodita pois apresenta dois orgãos sexuais, o orgão masculino , o estame, e o feminino, o carpelo. Esta flor reproduz-se por polinização cruzada, pois o carpelo encontra-se a uma maior altitude que os estames, sendo a polinização realizada através de diversos agentes como aves, insectos ou vento.
Nesta flor, os esporos são os grãos de pólen que apresentam tubos polinicos que são o gametângio masculino pois originam os anterózoides. O gametângios femininos são os óvulos, pois é lá que se encontram as oosferas, e encontram-se no interior do ovário.
O ciclo de vida é haplodiplonte, pois tem a fase haplóide e diplóide desenvolvidas. O lillium encontra-se na geração esporófita, pois é lá que são produzidos os esporos e pertencem à fase pré-espórica.

1 comentário:

  1. Bom trabalho. Gostei do vosso relatório.
    No resumo faz falta referir a função da flor e da reprodução. O resumo está muito desenvolvido (maior que a discussão?). Necessitam de numerar as figuras. Falta uma figura relativa ao corte do ovário. Angiospérmicas escreve-se com letra maiúscula e Lilium em itálico. Substituir “Intreveniência” por “Intervenção”.

    ResponderEliminar