Resumo: As rochas silíticas e rochas argilosas têm uma granulometria muito fina. Muitas vezes, formam-se rochas em que há mistura de siltes e de argilas.
As rochas argilosas são constituídas por materiais cujas dimensões são inferiores a 1/256 mm, predominando os minerais de argila resultantes da meteorização química de vários minerais.
As partículas argilosas são transportadas pelas águas de escorrência e pelos cursos de água, por vezes até grandes distâncias do local de origem. Depositam-se em várias zonas, nomeadamente junto da foz dos rios, ou são mesmo levadas até ao mar, onde formam depósitos que depois evoluem para rochas argilosas.
No mar, evoluem para rochas argilosas porque a água do mar é salgada (NaCl), o que faz com que a deposição seja mais rápida, o que permite á formação destas rochas.
Palavras-chave: NaCl, sedimentação, argila, deposição de sedimentos, erosão, rapidez de deposição, floculação
Observações:
1º
2º
Discussão de resultados: No tubo de ensaio que continha água destilada bo nº 2) verificou-se que as partículas demoram a depositar-se no final do tubo.
No tubo de ensaio que continha água destilada + sal (tubo nº 1) verificou-se que as partículas se depositaram mais rapidamente, uma vez que estas, ao se misturarem com a água com sal se uniram umas ás outras, ficando mais pesadas e depositando-se, assim, mais depressa do que o tubo que só continha água destilada.
Assim, podemos verificar que o NaCl é importante na deposição de materiais argilosos, uma vez que na presença de NaCl, a sedimentação da argila é facilitada.
Bom trabalho. Gostei do teu relatório.
ResponderEliminarNo resumo poderias ter referido mais as rochas sedimentares detríticas e a floculação. Não considerei as “rapidez de deposição” nas palavras-chave (não utilizas no relatório).
Na discussão poderias ter sido mais clara no que diz respeito aos ambientes de sedimentação. Nas observações não colocas legenda.