sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Relatório de observação de protistas

Tema/teoria: reprodução sexuada e assexuada

Resumo: Na reprodução assexuada, formam-se novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem ocorrer fusão de gâmetas, ou seja, em fecundação.

Na reprodução sexuada, os novos indivíduos são originados a partir de um ovo, célula que resulta da fusão de gâmetas.

Os seres procariontes e a maioria dos seres unicelulares eucariontes podem reproduzir-se assexuadamente. Este tipo de reprodução ocorre também em muitos seres multicelulares. Existem vários tipos de reprodução assexuada, bipartição, gemulação, esporulação, multiplicação vegetativa, fragmentação e partenogénese.


Palavras-chave: Reprodução assexuada, reprodução sexuada, crescimento, reparação, meiose, fecundação, célula haplóide, célula diplóide, mitose, ciclo celular meiótico, algas, hydra, amibas, spyrogira, penicilium, paracemium, volvox.


Observação de resultados:










Hidra (I)












Espirogira (II)












Amiba (III)












Penicillium (IV)












Paramecium (V)




Paramecium
(V)



Volvox (VI)




Volvox (VI)


Discussão de resultados:

A Hidra (I) é uma espécie de animal cnidário que tem o corpo cilíndrico e em forma de pólipo. Vive em água doce, preferencialmente em águas frias e limpas. Tem cor verde, parda ou cinza. Pode-se reproduzir sexuada ou assexuadamente, por gemulação.

A espirogira (II) é um tipo de alga verde, não ramificada, constituida por células rectangulares e vive em ambientes de água doce, fundamentalmente em charcos e regatos. Pode reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Na reprodução assexuada dá-se a sua fragmentação, seguida de mitoses sucessivas para voltar ao seu tamanho característico. A reprodução sexuada ocorre quando dois filamentos alinhados emitem tubos de conjugação que se fundem formando um canal de conjugação por onde passa o citoplasma da célula "masculina".

As amibas (III) são um organismo do reino protista. Pode reproduzir-se quer sexuadamente quer assexuadamente (bipartição), em que a célula se divide, dando origem a duas células-filhas, com a mesma informação genética da célula-mãe.

O Penicillium (IV) é um género de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica biodegradável, especialmente no solo e outros ambientes húmidos e escuros. Por contágio, contaminam frutas e sementes e chegam a invadir habitações, sendo responsáveis pelos bolores que se instalam em alimentos para consumo humano. Reproduz-se por reprodução assexuada, esporulação.

Paramecium (V) é um grupo de protozoários que inclui várias espécies.O corpo das paramécias é coberto de cílios, habitam em água doce e são especialmente frequentes em pequenas poças de água suja.

Volvox (VI) e ao reino protista e ao filo Chlorophyta. É um género de alga verde, esférica e contém mais de 500 a 50 mil células biflageladas unidas por filamentos citoplasmáticos e bainhas gelatinosas. Reproduzem-se por reprodução sexuada e assexuada.

Para se observar as paramécias e o volvox fez-se várias infusões, que são compostos por restos de folha, terra e água.
Infelizmente, não se conseguiu observar nenhum processo de reprodução.